Começo dos anos 2000
Em uma pequena casa de taipa, Maria Macedo iniciou seu sonho de costureira em um pequeno cômodo que fazia parte de onde morava, e nesse lugar se encontrava duas máquinas de costura, alguns tamboretes e muita força de vontade.
2006
Inauguração de um modesto ateliê de costura com o nome de Ateliê MM, com uma pequena placa pintada a mão, indicando o local físico para que suas clientes pudessem encontrá-la com mais facilidade e conforto.
2008
Com o Ateliê crescendo, se expandiu a parte de fabricação de roupas com a chegada de novos equipamentos assim ampliando a diversidade de modelos a serem costurados.
2012
Devido a sua habilidade e agilidade na confecção de produtos, a clientela que antes somente era de sua cidade que fica localizada em Cristinápolis/SE, agora se ampliou para as cidades vizinhas como Tomar do Geru e Umbaúba, fazendo com que sua fama de boa costureira crescesse cada vez mais.
2016
Em conformidade ao progresso que se teve, houveram mudanças significativas como expansão no tamanho do ateliê que antes ficava em pequeno cômodo, agora se encontra em um lugar maior, tendo uma pequena loja com as roupas prontas, e no outro lado a parte de fabricação.
2018
Alteração do nome fantasia do Ateliê para Menina Morena, buscando homenagear sua mãe Cezar, descendente de Índios e Negros, e uma mãe incrível que fez de tudo por suas três filhas, Maria Macedo, Maria José e Jucimara.
2022
Na tentativa de oficializar o nome fantasia como marca no site do governo, houve uma mudança devido a marca já estar registrada por outra pessoa pelo INPI, então ocorreu outra mudança de nome, para oficialmente Alfinete Dourado, assim seguindo para o Registro da Marca no INPI para consolidar sua presença no ramo dos negócios.